quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Cuidado com as comparações

Bom dia meus amigos!!

A alimentação é fundamental para vida de qualquer ser vivo neste plano. Todos necessitam de energia vital, seja do ar, do sol, e de alimentos que vão todos os dias há nossa mesa. Infelizmente tudo que comemos hoje em dia, pelo menos, a maioria dos produtos industrializados possuem alguma alteração genética ou produto quimico que em um futuro nao muito distante, começa a afetar nosso organismo gerando doenças.

Abaixo um texto do Professor Wilson que esclarece várias situações, boa leitura:

Alimentos orgânicos x tradicionais:
cuidado com as comparações

A imprensa brasileira continua, em sua cobertura de saúde, comendo bola a torto e a direito e foi isso que aconteceu hoje nas reportagens de destaque das editorias de saúde e ciência de dois jornalões de prestígio (Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo). Reproduzindo dados de uma pesquisa veiculada em uma publicação americana na área de nutrição, as manchetes que apresentam estas reportagens proclamam a não vantagem dos alimentos orgânicos em relação aos tradicionais (que usam agrotóxicos).
Tudo bem, em termos de valor nutricional até pode ser que não existam diferenças significativas (mas é fundamental saber os critérios utilizados para esta avaliação,  bem como verificar se há algum interesse subjacente a esta pesquisa ou divulgação, o que é infelizmente comum na área da saúde), mas não dá para comparar produtos que levam veneno com outros que são obtidos por processos sustentáveis.
É forçoso reconhecer que os jornais não deixaram de ouvir fontes que contestaram os resultados ou os contextualizaram e que, como nós aqui, levantaram a questão, preocupados que estamos em não permitir que informações  parciais sejam utilizadas por empresas que emporcalham o solo, o ar, a água para legitimar os seus produtos.
No Brasil, segundo pesquisas recorrentes da ANVISA , respaldadas pela competentíssima Fiocruz, nossas frutas e verduras apresentam veneno saindo pelo ladrão, com índices de contaminação que chegam a mais de 60% em alguns produtos, como o pimentão. E integram também o ranking dos “envenenados” o tomate, a cenoura etc pra não falar de certas caixas de morango que lembram a bruxa que fez a Gata Borralheira adormecer o sono eterno. Como não há príncipe dando sopa por aqui, é melhor tomar cuidado porque agrotóxico mata mesmo (as estatísticas de acidentes são estarrecedoras!).
Aproveitando o embalo, não caia na onda de que tudo vai melhorar com os transgênicos porque eles costumam funcionar somente numa operação casada com agrotóxicos. Aliás, o argumento cínico das empresas de biotecnologia de que o movimento contra os transgênicos se origina das empresas de agrotóxicos é de doer, já que elas são farinha do mesmo saco: as maiores empresas de transgênicos são também as que dominam o mercado de agrotóxicos.
A imprensa precisa tomar mais cuidado com as manchetes que veicula (a gente entende, é tudo em nome da novidade, da notícia) porque muitos apressados não passam da leitura dos títulos e podem achar que orgânico e alimento com veneno são a mesma coisa.
Olho vivo com as agroquímicas, as transgênicas e também com a mídia. Ás vezes, voluntaria ou involuntariamente, elas fazem parcerias que jogam contra o interesse público. Como dizem os americanos, “follow the money” (siga o dinheiro) e encontrará a verdade. É preciso enxergar além da notícia. Não cultive as monoculturas da mente, seja plural, não transgênico.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Há certas horas.....


Há certas horas, em que não precisamos de um Amor...
Não precisamos da paixão desmedida...
Não queremos beijo na boca...
E nem corpos a se encontrar na maciez de uma cama...

Há certas horas, que só queremos a mão no ombro, o abraço apertado ou mesmo o estar ali, quietinho, ao lado...
Sem nada dizer...

Há certas horas, quando sentimos que estamos pra chorar, que desejamos uma presença amiga, a nos ouvir paciente, a brincar com a gente, a nos fazer sorrir...

Alguém que ria de nossas piadas sem graça...
Que ache nossas tristezas as maiores do mundo...
Que nos teça elogios sem fim...
E que apesar de todas essas mentiras úteis, nos seja de uma sinceridade
inquestionável...

Que nos mande calar a boca ou nos evite um gesto impensado...
Alguém que nos possa dizer:

Acho que você está errado, mas estou do seu lado...

Ou alguém que apenas diga:

Sou seu amor! E estou Aqui!

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Céu do Beija-Flor



Que coisa linda  é te ver! Quando temos a oportunidade de nos deparar com um animal de tanta exuberância e mistério. Eis beija-flor! Diante de nós está o único ser capaz de voar para trás e parar no ar.  O pássaro das Américas!
Dentro do misticismo o beija-flor aparece como entidade de luz que traz a alegria, a paz, o amor, o  perdão, a humildade. Um Ser que cura as enfermidades e guia no rumo da Luz.
Tal como a maioria das aves, o sentido do olfato não está muito desenvolvido nos beija-flores; a visão, no entanto, é muito apurada. Para além de poderem identificar cores, os beija-flores são dos poucos vertebrados capazes de detectar cores no espectro ultravioleta.

O violeta e a cor da espiritualidade, do respeito próprio e da dignidade. O violeta é uma cor ligada ao Eu superior, é uma cor de inspiração. Muitos músicos, poetas e pintores afirmaram que seus momentos de maior inspiração surgiam quando eles estavam cercados pelo raio violeta. O violeta e a cor dominante do chacra da coroa ou coronário. É uma cor benéfica para ajudar a tratar distúrbios psicológicos e todos os distúrbios vinculados ao sistema nervoso central.
Quando utilizado em quartos de bebes, deve-se dar preferência ao lilás, para despertar a consciência cósmica e amor pela humanidade.

Oh força ultravioleta!
 Venha Beija-flor! Venha Beija-flor!
Encanta com sua energia cósmica, envolvendo-nos em um manto lilás! Cura-nos, liberte-nos das enfermidades do mundo da ilusão! Cresça em mim a consciência de que, para Amar meu próximo devo amar a mim em primeiro plano, e teu próximo com a Ti.  

Céu ou paraíso! Espaço que envolve a terra, é um conceito de vida após a morte encontrado em muitas religiões ou filosofias espirituais.

Céu do beija-flor!
Lugar! Ponto divino na terra!
Onde brilha a luz.
Lar de amor, de equilíbrio, de serenidade.
Dentro desta luz me  irradia e radia em vós! Que em cada um aqui presente emane a força do beija-flor! Com seus raios cósmicos!
Cura beija-flor!
Cura beija –flor!
Cura beija flor!
Leva toda energia negativa!
Traz o amor!
Traz o amor!
Traz o amor!
Leva beija-flor
Leva beija-flor

Salve 12 de Outubro!
Viva Nossa Senhora Aparecida!
Viva as crianças!
Viva o Céu do Beija Flor! Viva o Aniversariante! Viva o Dono deste Dia!!

Elvio dos Anjos
(Homenagem ao Aniversário do Céu do Beija Flor – Campo Grande – MS – Brasil)

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Os planos de saúde estão doentes. Com a síndrome da farsa e da ganância

O assunto parece velho porque recorrente, mas há sempre novidades quando nos dispomos a analisar os desvios cometidos por inúmeras empresas que administram planos de saúde em nosso País.

Coloquemos então algumas novidades para debate. 

A ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar definiu, segundo notícia publicada pelo Estadão no dia 30/09/2010, que os planos de saúde deverão marcar uma consulta básica para atender os seus usuários em até uma semana e que 15 dias será o prazo para consultas de especialistas.

Por que a ANS, que tem sido incompetente para fiscalizar, lenta para tomar decisões e sem condições de cobrar seriedade dos planos de saúde, resolveu tomar essa medida? 

Porque não está dando mais para esconder o total desrespeito ao consumidor praticado (há anos) pelos planos de saúde que, sem condições de cumprir o que está contratado, andam empurrando os usuários para o SUS, dificultando as consultas e especialmente o acesso aos exames, além de pagarem miseravelmente os médicos e de expulsarem, desumanamente, os idosos com a alegação de que eles impactam os seus custos. Muitos quebraram ao longo destes últimos anos, apesar desses desmandos, criando prejuízos incalculáveis a usuários que contribuíram para os seus lucros exorbitantes.

A ANS não pode mais ignorar o que todo mundo sabe: muitos planos de saúde fazem limitações absurdas e, quando podem (e parece que sempre podem, não é mesmo?), deixam o usuário entregue à própria sorte porque são gananciosos, socialmente irresponsáveis.

Pesquisa realizada recentemente pelo Datafolha junto aos médicos de São Paulo mostrou que 93% destes profissionais de saúde admitem a interferência abusiva, nefasta dos planos de saúde, e que muitas das empresas que atuam neste mercado têm postura absolutamente condenável. Segundo os médicos, a esmagadora maioria não paga o médico após o procedimento realizado, limita exames e tempo de internação de pacientes, sacaneia de todo jeito e por aí vai.

Levantamento do IDEC - Instituto de Defesa do Consumidor mostra que, em alguns casos, uma pessoa pode esperar seis meses para ser atendido por um cardiologista e até dois meses para um exame ginecológico. Ou seja, muitos planos de saúde lesam ostensivamente o consumidor e cobram caro por este serviço.

Logo, estava na hora mesmo de enquadrar empresas que deveriam ter sido, por esta postura, fechadas há muito tempo, já que estes dados que novamente vem à tona evidenciam sua total incapacidade de continuar operando porque não têm condições de prestar um serviço decente para a população.

A Folha de S. Paulo, que resolveu dar o nome aos bois, citou, em reportagem publicada no dia 24/09/2010, as empresas consideradas piores pelos médicos: São elas Intermédica, Medial, Amil, Sulamérica Saúde, que juntas respondem por milhões de usuários. Por que o governo não começa um trabalho de limpeza na área, investigando como andam agindo essas empresas?

Evidentemente, há exceções e elas precisam ser saudadas mesmo porque  os bons exemplos comprovam a possibilidade de atuação nesse mercado com responsabilidade, respeito aos cidadãos, ética e transparência.

Governos e governos, ao longo do tempo, assim como aconteceu com a educação, acabaram entregando a saúde da população para a iniciativa privada, que, com apetite voraz,  abocanhou parcela significativa desse mercado e, em muitos casos, sem qualquer escrúpulo, avançou desonestamente sobre o bolso do consumidor.

Agora que as eleições estão em curso, com um segundo turno que promete esquentar, é hora de os candidatos, que insistem na saúde como prioridade de suas plataformas políticas (é tempo de prometer), acordarem definitivamente para esta triste realidade.

Seja Dilma, seja Serra, é preciso dar um basta nos planos de saúde que andam praticando desmandos, cobrar caro pela tentativa de empurrar para o SUS obrigações que eles assumem ao fecharem contratos de prestações de serviços médicos, e sobretudo punir exemplarmente os empresários que lesam o consumidor.

A área de saúde tem que merecer atenção especial dos governantes, das autoridades, porque ela diz respeito à vida dos cidadãos, seu patrimônio mais importante. Os planos de saúde têm maltratado terrivelmente sobretudo as pessoas mais fragilizadas, os idosos, os que dependem, muitas vezes por omissão governamental, de cuidados médicos.

É preciso proteger aqueles que tem sido vilipendiados pelos planos de saúde, por empresas que existem apenas para lucrar com a doença dos outros, remuneram de maneira vexatória os profissionais e atentam contra o interesse público.

Há uma informação corrente no mercado: os governos não tomam medida alguma para sanear o mercado porque, na prática, os planos de saúde acabam exercendo o papel que caberia ao Estado, embora, como podemos ver, o panorama não é exatamente esse, visto que o cidadão tem sido lesado continuadamente. A solução, neste caso, é mais um problema.

A questão não é nova, os abusos não começaram a acontecer agora, mas aí está um tema que deveria merecer a atenção daqueles que estão por aí buscando os nossos votos. Com certeza, prestar atenção a esta área (e dar um encaminhamento correto para a sua solução) é de interesse da população.

O ideal seria que não dependêssemos de planos de saúde privados e que o Estado pudesse, com o dinheiro que arrecada com os impostos (elevadíssimos, pornográficos), dar uma atenção de qualidade para os seus cidadãos, como reza a própria constituição. Mas já que isso não é possível porque tem faltado, ao longo do tempo, competência para a gestão da saúde em nosso País, que pelo menos sejam extirpados os planos privados que não andam fazendo a lição direito.

Não podemos ser tolerantes com a falta de responsabilidade e de respeito ao consumidor. Somos a favor da ficha limpa também na área da saúde. Ela, mais do que ninguém, é incompatível com a sujeira, em cima ou debaixo do tapete. 

Nossa solidariedade aos usuários e profissionais de saúde que, por omissão de todos nós, padecem nas mãos de empresários sem caráter. Está na hora de a Polícia tirar as algemas dos armários e fazer delas bom uso. Se elas estiverem em falta, que tal a gente fazer uma "vaquinha" para que possam ser compradas urgentemente!

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Nem tudo é o que parece

Élvio dos Anjos

Acordamos sempre na certeza de que o dia vai ser melhor.  As mídias jorram notícias e informações que chegam até nós de forma induzida ou tendenciosa.
Influências chegam a todo momento: no trânsito, no cesto de lixo, na padaria, no café etc. Em tudo a comunicação nos impõe e nos fraciona a ser e ter o que ela deseja.  As questões que envolvem essa dominação vão além do lado midiático, mas cultural.
Somos presos a esse mundo que tira nosso contato natural com o ambiente, sistematizando a maneira “correta” de viver. Quando um indivíduo contradiz essa imposição, é tachado e, na maioria das vezes, excluído. Para não nos sentirmos um “peixe fora d’água”, somos obrigados a entrar e participar desse brincar de viver.
Atualmente ficamos coibidos a achar e compreender de que o alimento e seus derivados são os mais importantes na cadeia natural para a sobrevivência humana. Enganado estamos, enganados somos. O ar, composição tão simples feita principalmente de oxigênio é, sem dúvida, o produto principal. Para termos o ar, necessitamos das árvores, das florestas, que sugam carbono e nos devolve oxigênio, responsável pela manutenção da vida de todos os seres.
Aprendemos tudo isso na terceira série primária, e o que levamos de consciência disso? Florestas desaparecem, queimadas prejudicam o ar,  defensivos agrícolas envenenam o solo e trazem pragas ainda mais devastadoras.
De acordo com a publicação de um estudo feito pelos cientistas da Academia Chinesa de Agronomia na revista Science, o algodão transgênico, que tem como objetivo controlar as lagartas que ameaçam a lavoura, desencadeou a praga do percevejo, que, antes era inofensivo a esta cultura.
Os meios de comunicação por sua vez, visando sempre ao lucro, maquiam os produtos, deixando uma impressão saudável, de bem-estar e bem viver. 
Viver, naturalmente, consciente de que estamos aqui, não para extrair, mas para mudar a forma sem agredir. Duvidem de tudo o que é imposto a vocês, critiquem e indaguem tudo que prejudique a forma natural de viver. A natureza não pede socorro, ela vai sobreviver e eliminar tudo o que tira sua forma natural. É só esperar.