terça-feira, 21 de setembro de 2010

E os olhos doem! Será conjuntivite?

Amanheceu, é um novo dia! Abro os olhos – o que é isso? Tem um quilo de areia dentro do meu olho, não consigo nem piscar direito. Corro pro espelho e o diagnóstico: conjuntivite.
Neste ano, só no estado do Rio de Janeiro, mais de 16 mil pessoas foram contaminadas por essa doença. A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva, pra ser mais claro, é aquela parte branca dos olhos e o interior das pálpebras, contamina os dois olhos e pode durar até 15 dias o seu ciclo. 
 Geralmente as pessoas pegam conjuntivite em várias situações: a) bactéria ou vírus; b) poluição do ar, sabonete, spray, maquiagem, produtos de limpeza, etc; c) alérgica (alergias a polens).
O contato direto ainda é o principal transmissor. Mãos, toalhas, cosméticos, entre outros, são alguns dos meios que passam o vírus adiante. É muito comum dentro do seio familiar a contaminação.
- Será mesmo? É conjuntivite? – Abro a janela e os raios solares machucam meus olhos.
Existem vários sintomas presentes na conjuntivite: coceira, olhos lacrimejando e avermelhados em excesso, visão embaçada, sensível a claridade, inchaço das pálpebras e ainda podem ocorrer dores de cabeça, mal-estar e inflamação dos gânglios.
- Vendo esses sintomas, acho que estou mesmo com esse vírus. Mas, como as pessoas podem prevenir dessa bactéria viral?
Os  cuidados com a higiene devem ser rigorosos; lavar as mãos mantendo-as sempre limpas; não compartilhar travesseiros, toalhas, sabonetes, óculos e qualquer outro objeto de limpeza. Se tiver sido contaminado, evitar ambientes coletivos como shoppings, cinemas, piscinas, etc.
- O jeito é me cuidar e evitar a transmissão a outras pessoas. Com o tempo seco e a baixa umidade do ar, fica mais fácil a proliferação do vírus.
Lembrando que a conjuntivite não tem tratamento, remédio ou vacina. O único meio de combater a doença ainda é a prevenção.
Élvio dos Anjos  - Estudante de jornalismo, tecnólogo em desenvolvimento de sistemas, designer gráfico, projetista e gerente social.

Referência bibliográfica:
· Barza, Michael(ed); Baum, Jules(ed); Moellering, Robert(ed). Ocular infections / Ocular infections Philadelphia; W.B. Saunders; Dec. 1992. 769-1003 p. ilus. (Infectious Disease Clinics of North America, 6, 4).

Nenhum comentário:

Postar um comentário